- Área: 6690 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Nils Petter Dale
-
Fabricantes: EQUITONE, Troldtekt
Em 2008, o município de Sirdal, na Noruega, lançou um concurso de projetos para reformar e ampliar a atual escola de ensino fundamental e médio de Tonstad que atende do 1º ao 10º ano (idades de 6 a 16 anos). O complexo original do edifício estava desatualizado em termos de padrões educacionais e técnicos enquanto o concurso exigia uma “reutilização ótima” das estruturas existentes.
Filter arkitekter venceu a competição com a proposta “Transform”. A qual reutilizou em grande parte a ala leste do complexo, composta por uma piscina comum, ginásio e áreas de administração. As asas mais setentrionais e ocidentais foram derrubadas. Uma nova adição que consiste em áreas educacionais (salas de aula e áreas de armários) foi construída em torno dos restos da ala oeste, que se tornou um núcleo central na nova ala ocidental. Este núcleo foi remodelado com salas de grupo e salas especiais (mídia, ciência, matemática e tecnologia, estúdios), e se destaca como uma caixa branca no novo complexo.
O espaço entre o núcleo central e as salas de aula ao redor funciona como um espaço de circulação comum com pé direito duplo. A cantina, a biblioteca e todas as salas de aula se abrem para essa área. O espaço com pé direito duplo dá luz indireta à área de circulação e ao núcleo central. As salas de aula têm acesso direto do lado de fora via vestiários. A academia e a área da piscina na ala leste foram reformadas e uma nova piscina foi adicionada.
O conceito permitiu uma organização geral compacta e eficiente do ponto de vista energético da escola, com boas ligações funcionais entre as áreas de administração, de apoio e as áreas educacionais e um núcleo flexível que serve às áreas da sala de aula com funções especiais.
As estruturas existentes foram removidas até o osso e re-isoladas para atender a novos padrões de energia. Todo o complexo recebeu um revestimento uniforme de placas de cimento de fibra escura. Placas coloridas brilhantes foram usadas em detalhes como elementos contrastantes. Os novos telhados são de fácil e baixa manutenção.
Os materiais são geralmente robustos para atender o uso mais intenso. As áreas de circulação externas recuadas fora das salas de aula são revestidas com tábuas de carvalho oleado para contrastar a camada escura do edifício. A madeira também é amplamente utilizada internamente nas áreas educacionais, nas paredes das salas de aula (contraplacado de bétula) e no teto da sala de aula. Vinil de cor escura é usado no piso térreo. O núcleo é revestido com painéis de madeira pintados de branco, com iluminação integrada e isolamento acústico. Os tetos fora das salas de aula são, em geral, painéis de madeira aglutinada e cimento acústico branco.
O espaço ao ar livre consiste em uma enorme variedade de situações - playgrounds de bosques, quadras, equipamentos recreativos de jogo de xadrez ao ar livre - cobrindo as necessidades das crianças mais jovens e mais velhas. A reforma da escola foi inaugurada em agosto de 2011. O banheiro público foi inaugurado em dezembro do mesmo ano.